Ao Vivo

Evangelho de Jesus Cristo Ide pelo mundo e anunciai o Evangelho

Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam! 

Evangelho de Jesus Cristo "Ide pelo mundo e anunciai o Evangelho”
Evangelho de Jesus Cristo Foto Pascom de Guassussê


Evangelho de Jesus Cristo, (Mc 16,15-20), naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, e disse-lhes: "Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados". 

Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus. Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam. 

Palavra da Salvação 

Homilia 

No Evangelho, Jesus envia os Onze apóstolos ao mundo todo, a todas as criaturas. Eles devem proclamar a Boa Nova de Jesus. Quem crer e for batizado será salvo, quem não crer será condenado. Eles poderão realizar sinais que confirmarão sua pregação. Em nome de Jesus expulsarão demônios, falarão em novas línguas, não serão envenenados e curarão os doentes. 

Na Solenidade da Ascensão do Senhor não se faz memória de uma despedida de Jesus, que se afasta dos seus, mas evidencia-se a certeza de que Ele cumpriu verdadeiramente a sua missão. Contudo, esta missão não chegou ao seu ponto final, ela continua através da vida e do testemunho da comunidade do Ressuscitado e se concretiza na obediência ao seu mandato: “Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda a criatura”.  

Tendo cumprido a sua missão com fidelidade até as últimas consequências, passando pela morte e ressureição, Jesus volta para o Pai: “foi arrebatado e sentou-se à direita do Pai”, porém está junto dos seus, “agindo com eles e confirmando a Palavra por meio dos sinais que a acompanhavam”.  

Portanto, não é o sinal em si que garante a autenticidade do anúncio, mas a fé como adesão à pessoa de Jesus e ao seu evangelho, manifestada no batismo como dom de salvação: “Quem crer e for batizado será salvo”. Os sinais não têm sentido se não acompanharem a Palavra, pois dependem da evangelização e não o contrário, a evangelização depende dos sinais. O anúncio do evangelho é essencialmente transmissão da fé pela Palavra que, por sua vez, não é simples proclamação verbal, mas uma experiência de encontro com o Senhor, que chama à conversão.  

“O Baptismo é o sacramento da fé. Mas a fé tem necessidade da comunidade dos crentes. Só na fé da Igreja é que cada um dos fiéis pode crer. A fé que se requer para o Baptismo não é uma fé perfeita e amadurecida, mas um princípio chamado a desenvolver-se. Ao catecúmeno ou ao seu padrinho pergunta-se: ‘Que pedis à Igreja de Deus?’ e ele responde: A fé!” (Catecismo da Igreja Católica, nº 1.253). Fonte Evangelho Net.

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!

Tecnologia do Blogger.