Evangelho de Jesus Cristo (Jo 15,18-21) "Se o mundo vos odeia”

Tudo isto eles farão contra vós por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou! 

Celebração da Santa Missa Evangelho de Jesus Cristo
Evangelho de Jesus Cristo (Jo 15,18-21) "Se o mundo vos odeia” foto Pascom de Guassussê


Evangelho de Jesus Cristo (Jo 15,18-21), naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia.  

Lembrai-vos daquilo que eu vos disse: 'O servo não é maior que seu senhor'. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. Tudo isto eles farão contra vós por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou". 

Palavra da Salvação 

Homilia 

No Evangelho, nos lembra que ser discípulos de Cristo implica em enfrentar oposição e rejeição. Jesus nos diz: “Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim” (Jo 15,18). Essas palavras podem parecer duras, mas nos revelam uma verdade profunda sobre a natureza do discipulado. 

Meus irmãos e irmãs, vivemos em um mundo que muitas vezes rejeita os princípios do Evangelho. Valores como amor, perdão e compaixão são frequentemente substituídos por egoísmo, ódio e indiferença. Podemos nos sentires deslocados, como estrangeiros em nossa própria sociedade. Mas não devemos nos desesperar, pois Jesus nos encoraja, dizendo: “Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas, porque não sois do mundo… por isso vos odeia” (Jo 15,19). 

Isso nos faz pensar. Quando nossa sociedade secularizada pede certas mudanças ou licenças aos cristãos e à Igreja, simplesmente nos está pedindo que nos afastemos de Deus. O Cristão deve manter-se fiel a Cristo e à sua mensagem. Diz São Irineu: “Deus não tem necessidade de nada; mas o homem tem necessidade de estar em comunhão com Deus. E a gloria do homem está em perseverar e manter-se no serviço de Deus”. 

“Se tentarmos aprofundar a nossa relação com o Pai, não devemos de nos surpreender ao descobrir que somos incompreendidos, contestados ou perseguidos por causa das nossas crenças” (São João Paulo II). Sejamos valentes proclamemos sem medo a Cristo ressuscitado, luz e alegria dos cristãos! Deixemos que o Espírito Santo nos transforme para sermos capazes de comunicar isto ao mundo!  

Post a Comment

Deixe seu comentário participe

Postagem Anterior Próxima Postagem