Evangelho de Jesus Cristo Como meu Pai me amou, eu vos amei
Jesus eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena!
Evangelho de Jesus Cristo (Jo 15,9-11) Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor.
Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. Eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena.
Palavra da Salvação
Homilia
No Evangelho, Jesus permanece no amor do Pai observando os mandamentos que dele recebeu. Nós permanecemos no amor de Jesus observando os mandamentos que ele nos deixou. E devemos observá-los com a mesma medida com que ele observou os mandamentos do Pai: Se vocês obedecem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como eu obedeci aos mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. É nesta união de amor do Pai e de Jesus que está a fonte da verdadeira alegria.
O mandamento de Jesus é um só: amar-nos uns aos outros como ele nos amou! (João 15,12; 13,34). Jesus ultrapassa o Antigo Testamento. O critério antigo era: Amarás o teu próximo “como a ti mesmo” (Levítico 18,19). O novo critério é: Amai-vos uns aos outros “como eu vos amei”. Aqui ele disse aquela frase que cantamos até hoje: Prova de amor maior não há que doar a vida pelo irmão!
Mas, se acaso nos apartamos de seus mandamentos, peçamos-lhe a graça de voltar como o filho pródigo à casa do Pai e acudir ao sacramento da Penitência para receber o perdão de nossos pecados. “Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. Disse-vos essas coisas para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa” (Jo 15,9.11).
Não há realidade alguma que não possa ser mudada com amor e pelo amor. Lembro-te o que o amor é o vínculo da perfeição. O amor que gera a vida proporciona a alegria. Como cristão deves viver alegre, porque a alegria é o resultado de uma vida vivida com amor, de uma vida que gera amor e vida.
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!