Ao Vivo

Evangelho de Jesus Cristo Destruam esse Templo, e em três dias eu o levantarei

Jesus encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas, e os cambistas sentados. Então fez um chicote de cordas e expulsou todos do Templo! 

Evangelho de Jesus Cristo Destruam esse Templo, e em três dias eu o levantarei
Igreja Matriz da Imacula Conceição foto Pacom de Guassussê


Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 16,1-8), naquele tempo, a Páscoa dos judeus estava próxima, e Jesus subiu para Jeruslém. 

No Templo, Jesus encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas, e os cambistas sentados. Então fez um chicote de cordas e expulsou todos do Templo junto com as ovelhas e os bois; esparramou as moedas e derrubou as meses dos cambista. E disse aos que vendiam pombas: “Tirem isso daqui! Não transformem a casa do meu Pai num mercados”. Seus discípulos se lembraram do que diz a Escritura: “O zelos pela tua casa me consome”.   

Então os dirigentes dos judeus perguntaram a Jesus: “Que sinal nos mostras para agires assim ?” Jesus respondeu:”Destruam esse Templo, e em três dias eu o levantarei”. Os dirigentes dos judeus disseram: “A construção desse Templo demorou quarenta e seis anos, e tu levantarás em três dias”? Mas o Templo de que Jesus falava era o seu corpo Quando ele ressuscitou, os discípulos se lembraram do que Jesus tinha dito e acretitaram na Escritura e na palavra de Jesus. 

 Palavra de Salvação  

Reflexão do Evangelho 

No Evangelho, para os judeus, o Templo era o lugar privilegiado de encontro com Deus. Aí se colocavam as ofertas e sacrificios levados pelos judeus do mundo inteiro,formavam verdadeiro tesouro,administrado pelos sacerdotes. A casa de oração se tornara lugar de comércio e poder, disfaçados em culto piedoso. 

Expulsando os comerciantes, Jesus denuncia a opressão e a exploração dos pobres pelas autoridades religiosas. Predizendo a ruina do Templo, ele mostra que essa instituição religiosa já caducou. Doravante o verdadeiro Templo é o corpo de Jesus, que morre e ressuscita. Deus não que habitar em edificios, mas no proprio homem. 

Hoje celebramos, a Basílica de Latrão é a catedral da diocese de Roma, cujo bispo é o Papa. É considerada a Igreja-mãe de todas as Igrejas de Roma e do mundo. Chama-se lateranense porque originariamente foi construida no terreno da família dos Plauzi Laterani, na colina Célio. Foi o Papa Melquíades (311-314) que construiu a Basílica e a São João de Latrão, Porque são João Batista foi escolhido como seu segundo titular. 

Depois foi acrescentado outro titular: São João Evangelista. Celebrar a dedicação da Catedral do Bispo de Roma é recordar o Senhor Jesus, que instituiu a Igreja para reunir na unidade, sob o pastoreio de Pedro e de seus sucessores, os filhos de Deus dispersos. Somos Pedras vivas da Igreja   

 

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!

Tecnologia do Blogger.