Ao Vivo

Últimos Posts

Evangelho de Jesus Cristo, dai-lhes vós mesmos de comer

Mas Jesus disse: "Dai-lhes vós mesmos de comer". Eles responderam: "Só temos cinco pães e dois peixes 

Evangelho de Jesus Cristo, dai-lhes vós mesmos de comer
Foto Pascom de Guassussê


Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 9,11b-17). Naquele tempo, Jesus acolheu as multidões, falava-lhes sobre o Reino de Deus e curava todos os que precisavam. A tarde vinha chegando. Os doze apóstolos aproximaram-se de Jesus e disseram: "Despede a multidão, para que possa ir aos povoados e campos vizinhos procurar hospedagem e comida, pois estamos num lugar deserto". 

Mas Jesus disse: "Dai-lhes vós mesmos de comer". Eles responderam: "Só temos cinco pães e dois peixes. A não ser que fôssemos comprar comida para toda essa gente". Estavam ali mais ou menos cinco mil homens. Mas Jesus disse aos discípulos: "Mandai o povo sentar-se em grupos de cinquenta". Os discípulos assim fizeram, e todos se sentaram. 

Então Jesus tomou os cinco pães e os dois peixes, elevou os olhos para o céu, abençoou-os, partiu-os e os deu aos discípulos para distribuí-los à multidão. Todos comeram e ficaram satisfeitos. E ainda foram recolhidos doze cestos dos pedaços que sobraram. 

Palavra de Salvação 

Reflexão do Evangelho  

Hoje celebramos solenidade de Corpo Cristo, ou Corpo e Sangue de Cristo, a festa do pão e da partilha. Fazer memória da doação do Senhor nos encoraja à partilha da vida. 

No século XIII, um sacerdote, ao celebrar a Missa na cidade de Bolsena, na Itália, teve uma crise de fé, duvidando da presença real de Cristo na Eucaristia. No momento da consagração, a hóstia começou a sangrar, manchando o corporal (pano litúrgico) e o altar. Este milagre foi levado ao Papa Urbano IV, que, profundamente tocado, instituiu, em 1264, a Solenidade de Corpus Christi, tornando-a festa obrigatória para toda a Igreja. A procissão eucarística pública, desde então, é uma demonstração pública de fé e adoração. 

Ao longo da história, diversos milagres eucarísticos reforçam essa verdade da fé católica: Jesus está realmente presente na Eucaristia. O milagre de Bolsena é um dos mais conhecidos, assim como o de Lanciano, também na Itália, onde hóstia e vinho se transformaram visivelmente em carne e sangue. 

No Evangelho, vamos falar da multiplicação dos pães é sinal do tempo messiânico, marcado pela concretização do Reinado de Deus, pleno de fartura e comunhão. O pão partilhado é um pão abençoado, pois sacia a fome da multidão de famintos. 

Lucas no seu Evangelho, salienta que multidão saciada pelo alimento que o próprio Deus concede. O alimento é dom de Deus. Mas os apóstolos, que são o núcleo da comunidade que cria uma nova história, precisam não só perceber que o povo está desabrigado e passa fome, mas eles organizam esse povo e providência para que o alimento seja distribuído de tal maneira que todos sintam saciados. A Eucaristia é o dom de Deus repartido entre os homens. 

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!