Ao Vivo

Últimas Notícias

Evangelho de Jesus Cristo, jejuar com frequência e fazem orações

Os discípulos de João, e os discípulos dos fariseus, jejuam com frequência e fazem orações. Mas os teus discípulos comem e bebem"

Encontro com as pastorais da Paroquia, Evangelho de Jesus Cristo, jejuar com frequência e fazem orações
Encontro com as Pastorais da Paroquia Imaculada Conceição Foto Pascom de Guassussê

 

Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 5,33-39). Naquele tempo, os fariseus e os mestres da Lei disseram a Jesus: "Os discípulos de João, e os discípulos dos fariseus, jejuam com frequência e fazem orações. Mas os teus discípulos comem e bebem". Jesus, porém, lhes disse: "Os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles? Mas dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, naqueles dias, eles jejuarão". 

Jesus contou-lhes ainda uma parábola: "Ninguém tira retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha; senão vai rasgar a roupa nova, e o retalho novo não combinará com a roupa velha. Ninguém coloca vinho novo em odres velhos; porque, senão, o vinho novo arrebenta os odres velhos e se derrama; e os odres se perdem. Vinho novo deve ser colocado em odres novos. E ninguém, depois de beber vinho velho, deseja vinho novo; porque diz: o velho é melhor". 

Palavra de Salvação 

Leia Mais> Evangelho de Jesus Cristo, Avança para águas mais profundas 

Reflexão do Evangelho 

No Evangelho, os comentários dos doutores da Lei e dos fariseus é uma provocação a Jesus. Mais que isso, é uma acusação, como se a pequena comunidade de Jesus estivesse cometendo erro. Por que haveriam de fazer jejum os discípulos de Jesus? Eles estão usufruindo da plena presença do Senhor. 

O Jejum era proposto e observado como sinal de espera da salvação. Ora, o Salvador já está entre eles. A questão é que os mestres da Lei e os fariseus não querem “ver” Jesus nem reconhecer que ele é o Enviado do Pai para redimir o mundo. Ficam fechados num legalismo paralisante e não se abrem para a Boa-Nova. 

Não aceitam converter-se para Jesus. Acomodam-se às estruturas antigas ineficazes, sem o sopro renovador do Espírito. Não querem mudança; preferem a mesmice: és o protagonista de um novo tempo. Inauguras o tão esperado Reino de Deus.  És o “noivo” da humanidade e nos oferece s a festa da Salvação. Concede-nos, Senhor, a mentalidade aberta para acatar a tua Boa-Nova. 

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!