Jubileu dos Catequistas, com delegação do Brasil e Portugal
A programação oficial do Jubileu dos Catequistas começa nesta sexta-feira (26/09), do Brasil vieram 228 pessoas e de Portugal 40. Serão três dias intensos de atividades, inclusive com dois encontros com o Papa Leão XIV.
Além da peregrinação e passagem pela Porta Santa, estão previstos dois encontros com o Papa Leão XIV, com transmissão ao vivo dos canais do Vatican News e comentários em português: no sábado (27/09) durante audiência jubilar e no domingo (28/09) quando o Pontífice irá presidir a missa com instituição de 39 novos catequistas, entre eles, dois brasileiros e duas portuguesas. Ambas as celebrações começam às 10h do horário local, 5h do Horário de Brasília.
A Comissão para a Animação Bíblico Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou que estarão presentes 228 catequistas, considerando todos os grupos confirmados até o momento. Entre eles, o Pe. Marcos Roberto Fogaça Medeiros, coordenador regional da catequese pelo regional Sul 4 da CNBB, da diocese de Joaçaba/SC.
Com 20 anos de sacerdócio e 32 como catequista, ele comenta que "é sempre uma graça voltar à Roma, ao coração da Igreja e do ponto visível de comunhão": "Eu retorno para a nossa diocese com a esperança renovada, levando de volta aquela esperança que os nossos catequistas e as nossas famílias e as nossas forças vivas das comunidades tanto precisam.
Para mim é um privilégio poder estar aqui e renovar a minha fé e a comunhão com o Sucessor de Pedro e, principalmente, voltar levando a certeza de que é pelo caminho da comunhão, da sinodalidade, da participação e do caminhar juntos que estaremos vivendo sempre e cada vez mais o Evangelho."
Leia Mais> O Papa famílias canto de esperança, pobreza e guerras ameaçam a sua dignidade
O Pe. Tiago Borges da Silva, assessor diocesano da Comissão Bíblico Catequética da diocese de São João da Boa Vista/SP, também já está em Roma para o jubileu temático do final de semana: "Representamos um número de cerca de 1500 catequistas e queremos receber graças de Deus para poder transbordar isso nos corações dos catequistas da nossa diocese.
E vamos poder espalhar para os quatro cantos do nosso país a chama da esperança aqui reacendida, no encontro com o Santo Padre e com catequistas do mundo inteiro. É uma experiência muito enriquecedora com tantas culturas e povos reunidos em torno do Evangelho."
O Padre Wagner Francisco de Sousa Carvalho, assessor nacional da Comissão Bíblico Catequética da CNBB, também já está na capital italiana liderando uma delegação de 120 pessoas que representa três grupos provenientes de quase todos os estados do Brasil: "A participação expressiva dos catequistas do Brasil demonstra o que de fato a Igreja é: viver em comunhão.
E por isso nós nos enchemos de esperança em observar a adesão, tanto por parte da Comissão Bíblico Catequética da CNBB, quanto por tantas caravanas organizadas pelos sacerdotes que sabemos que virão."
O encontro de catequistas que falam português
No sábado (27/09) a partir do meio-dia do horário local, esses catequistas provenientes do Brasil poderão se encontrar com o grande grupo da lusofonia para celebrar a eucaristia na Igreja de Santo António dos Portugueses, em Roma. “Estamos certos de que seremos em muitos catequistas falando português”, explica Ir.
Arminda Faustino, responsável pelo Departamento de Catequese no Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), que faz parte da delegação de 40 responsáveis diocesanos pela catequese de Portugal que estarão em Roma.
Estão sendo convidados todos os representantes de Portugal, Brasil, Angola, Guiné, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Timor-Leste que estarão em Roma para o Jubileu dos Catequistas. *Por Andressa Collet - Vatican News.
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!