A 8ª Cavalgada da Imaculada Conceição em Guassussê
A cavalgada reforça o papel da fé entre os moradores, em uma manifestação cultural e religiosa!
Neste domingo, 30 de novembro de 2025, a 8ª Cavalgada da Imaculada Conceição reuniu centenas de fiéis em um evento marcado por uma forte expressão de Fé e devoção. A cavalgada, que já se tornou uma tradição, contou com a presença do e Padre José Evanilson, foi pároco durante oito anos da Paroquia Imaculada Conceição de Guassussê, participou do percurso com alegria e com o espírito de fé e gratidão.
A cavalgada reforça o papel da fé entre os moradores, em uma manifestação cultural e religiosa. À chegada na praça da Matriz foi encerrada com uma bênção especial, com gratidão e renovação espiritual para todos os presentes. A participação expressiva mostrou que a devoção à padroeira continua viva e fortalecida.
A festa da Imaculada Conceição é um marco importante na Paroquia de Guassussê. O evento religioso inclui novenas, missas solenes, procissões, carreata, cavalgada, quermesse todos os dias, com encerramento no dia 08 de dezembro, dia dedicado à Nossa Senhora da Conceição.
É Cristo que lhe ordena que vida chegue a ser fermento que faça a massa levedar, que a torne a apta para formar o pão, que sacie a fome do mundo de hoje. A função e missão pessoal de Maria são essencialmente maternais; e o são porque dá a vida, de Cristo em nós; por isso ela é verdadeiramente Mãe, porque nos deu a via e no-la está dando diariamente e nos aumenta essa vida, de sorte que cada dia vamos vivendo mais e melhor.
Não basta viver: é preciso crescer nessa vida e transmiti-la aos que nos cercam. Maria, vocação e chamada de Deus, também nós deveremos fazer uma opção em nossa vida.
Leia Mais> Feira Ciência na Escola Tema, lugar onde mora e a história do nosso povo
O dogma da Imaculada Conceição
O dogma da Imaculada Conceição é um dos ensinamentos mais profundos sobre Maria. Ele afirma que, desde o momento de sua concepção, Maria foi preservada do pecado original pela graça divina, tornando-se pura e imaculada. Esse dogma, embora reverenciado pela Igreja desde os primeiros séculos, foi formalmente definido para destacar a singularidade de Maria na obra da salvação, preparando-a para ser a Mãe de Cristo, sem qualquer mancha de pecado.
Sua proclamação em 1854 foi um marco na história da Igreja, refletindo a maturação da teologia mariana ao longo dos séculos. O dogma da Imaculada Conceição não apenas confirma a importância de Maria na fé católica, mas também ressalta o papel da graça redentora de Cristo em preservar a humanidade de sua Mãe de qualquer mancha do pecado original.
Os dogmas marianos são como faróis que iluminam a relação única e especial de Maria com Deus e com a humanidade. Eles não surgem para enaltecer Maria como um fim em si mesma, mas para apontar para Cristo e para os mistérios centrais da nossa fé.
![]() |
| A 8ª Cavalgada da Imaculada Conceição Foto Pascom Guassussê |
![]() |
| Padre Evanilson Foto Pascom Guassussê |
![]() |
| A 8ª Cavalgada da Imaculada Conceição Foto Pascom Guassussê |

.webp)


]]>
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!