Evangelho de Jesus Cristo, Cafarnaum, às margens do mar da Galileia
Jesus voltou para a Galileia, e foi morar em Cafarnaum, que fica no território de Zabulon e Neftali!
![]() |
| Foto Pascom de Guassussê |
Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 4,12-17.23-25). Naquele tempo, ao saber que João tinha sido preso, Jesus voltou para a Galileia. Deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum, que fica às margens do mar da Galileia, no território de Zabulon e Neftali, para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: "Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar, região do outro lado do rio Jordão, Galileia dos pagãos!
O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; e para os que viviam na região escura da morte brilhou uma luz". Daí em diante, Jesus começou a pregar, dizendo: "Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo". Jesus andava por toda a Galileia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo.
E sua fama espalhou-se por toda a Síria. Levavam-lhe todos os doentes, que sofriam diversas enfermidades e tormentos: endemoninhados, epiléticos e paralíticos. E Jesus os curava. Numerosas multidões o seguiam, vindas da Galileia, da Decapole, de Jerusalém, da Judeia,
e da região além do Jordão.
Palavra da Salvação
Reflexão do Evangelho
No Evangelho, Joãos Batista tinha-nos garantido que depois dele viria alguém superior a ele. Eis que de Nazaré vem Jesus. Deixa cidade e desloca-se para Cafarnaum, que se encontra numa região oprimida e explorada, distante do poder central “Jerusalém”.
O povo sofrido e marginalizado desse lugar “viu uma grande luz”. A luz é a presença de Jesus que inaugura o Reino de Deus, com palavras de ordem: “Arrependam-se, porque o Reino de Deus está próximo”.
Os sinais da presença do Reino são visíveis, e os que se abrem anúncio de Jesus podem usufruir de seus gestos libertadores: ele cura diversas enfermidades e expulsa demônios. O Messias causa verdadeira reviravolta não apenas onde desenvolve sua missão, mas também atraindo multidões dos lugares mais distantes.
Jesus foi incansável missionário, foste morar em Cafarnaum, onde tornaste viva esperança de libertação aos que “estavam assentados na região sombria da morte”. Começaste a anunciar o Reino de Deus cujos sinais realizavas, ensinando nas sinagogas e curando toda doença e enfermidade.

Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!