Ao Vivo

News

Evangelho de Jesus Cristo, dias virão em que eles jejuarão

A expressão pode se aplicar tanto a hora da Paixão e morte de Jesus, como ao tempo após sua ressurreição 

Evangelho de Jesus Cristo, dias virão em que eles jejuarão
Foto Pascom de Guassussê

Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 9,14-15). Naquele tempo, os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?”  

Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão”. 

Palavra da Salvação 

Reflexão do Evangelho 

No Evangelho, os discípulos de João Batista ainda não perceberam que é tempo de festa, e não de jejum: Jesus, é o noivo da nova família de Deus. “Dias virão em que o noivo será tirado deles”. A expressão pode se aplicar tanto a hora da Paixão e morte de Jesus, como ao tempo após sua ressurreição. 

São os nossos dias. Tempo de disciplina espiritual e pretidão, enquanto “aguardamos a vinda do Cristo Salvador”. Indiretamente, Jesus resgata, a partir de Isaías, o significado do jejum que agrada a Deus: “Romper as amarras da injustiça, desfazer as correntes da canga, pôr em liberdade os oprimidos, repartir o pão com quem passa fome, hospedar em casa os pobres sem abrigo, vestir aquele que se encontra nu e não se fechar diante daquele que é sua própria carne” (Is 58, 6-7). 

Que nesta Quaresma vamos pedir a Jesus que nos ensine-nos o verdadeiro valor do jejum. Como ensinou para teus discípulos, outrora. Jejuar indicava experimentar tua ausência nos dias de tua Paixão e morte. Para nosso conforto, pela tua ressurreição, decidiste permanecer para sempre conosco. Tempo de alegria.  

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!