Evangelho de Jesus Cristo Espírito Santo
Jesus disse-lhes; “tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse que o que ele receberá e vos anunciará, é meu”
Evangelho de Jesus Cristo (Jo 16,12-15) Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora. Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse que o que ele receberá e vos anunciará, é meu”.
Palavra da Salvação
Homilia
No Evangelho, Jesus diz que enviará o Espírito da Verdade, e este os conduzirá à plena verdade. E até anunciará coisas futuras. Todos os fiéis participam na compreensão e na transmissão da verdade. Todos receberam a unção do Espírito Santo que os instrui e os conduz à verdade.
Somos convidados a ouvir a voz do Espírito Santo que quer nos ensinar as coisas do alto. Precisamos pedir que nossos ouvidos estejam atentos para ouvir sua voz. A surdez espiritual precisa ser curada em nós! Deus quer nos instruir, quer nos educar em seus caminhos, mas precisamos de vigilância para ouvi-lo. Sua voz é serena, não vem por gritos. E muitas vezes é abafada pelas vozes desse mundo, do prazer, do poder, do ter. E aí ficamos feito baratas tontas, sem saber como agir diante de certas situações.
O dom do Discernimento dos Espíritos deve ser pedido todos os dias para que saibamos discernir qual a voz de Deus, do maligno e a pessoal. Para não cairmos em tentação. Somente a voz clara do Espírito Santo poderá nos mostrar o verdadeiro caminho para chegar ao céu, caminho este de luta, de Cruz, de renúncias diárias, mas o caminho real da felicidade plena.
Tudo isso é o que o Espírito comunica e anuncia. Uma vida nova onde o absurdo que podemos viver é confrontado com o Espírito do Senhor e, como disse o Papa Francisco em 2020 na Missa de Pentecostes, ele disse “uma vida de doação! Este é o fruto do Espírito: o dom aos outros, para a unidade dos discípulos. Recebemos o Espírito, mas não para nós, mas para os outros, para aqueles que estão ao nosso lado, seja quem for”.
Diante de tantos flagelos, doenças e epidemias de vários tipos, violências, enchentes causadas pelas fortes chuvas, com os crimes nojentos praticados pelos partidários do encardido, não temos outra saída senão a presença do Espírito Santo em nós! O Espírito Santo, presente nas comunidades, reforça a esperança e move os povos a um clamor pela fraternidade, justiça e paz.
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!