Ao Vivo

Evangelho de Jesus Cristo Se tua mão te leva a pecar, corta-a

Mas se o sal se tornar insosso, com que lhe restituireis o tempero? Tende, pois, sal em vos mesmos e vivei em paz uns com os outros! 

Evangelho de Jesus Cristo Se tua mão te leva a pecar, corta-a
Evangelho de Jesus Cristo Se tua mão te leva a pecar Foto Jessica Polliana Pascom de Guassussê


Evangelho de Jesus Cristo (Mc 9,41-43.45-56.47-50), naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa. 

E se alguém escandalizar um destes pequeninos que creem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço.  

Se tua mão te leva a pecar, corta-a! É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. Se teu pé te leva a pecar, corta-o! É melhor entrar na Vida sem um dos pés, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno. Se teu olho te leva a pecar, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno, 'onde o verme deles não morre, e o fogo não se apaga'.  

Pois todos hão de ser salgados pelo fogo. Coisa boa é o sal. Mas se o sal se tornar insosso, com que lhe restituireis o tempero? Tende, pois, sal em vos mesmos e vivei em paz uns com os outros". 

Palavra da Salvação 

Homilia 

No Evangelho, "Se tua mão te leva a pecar, corta-a! É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno. Os discípulos devem seguir o exemplo de Jesus, cuidar dos pequenos, mais é preciso renunciar de forma radical aos projetos pessoais que contrariam o Reino: mãos, maneira de agir; pés, modo de proceder; olhos, maneira de ver a realidade. Em outras palavras, é inverter a cosmovisão comum da sociedade; não se aproveitar, mas pôr-se a serviço de todos, com os últimos (Mc 10,42-44). Ser de Cristo e viver os valores comuns é um acinte ao evangelho.  

Por outro lado, esta exigência de Jesus quer ser uma exigência de amor e crescimento. Não quedaremos sem a sua recompensa. O que dará sentido às nossas coisas tem de ser sempre o amor: temos de aprender a dar um copo de água a quem o necessita, e não por interesse pessoal, senão por amor. Temos que descobrir Jesus Cristo nos mais necessitados e pobres. Jesus só denuncia severamente e condena aos que fazem mal e escandalizam e aos que afastam os pequenos do bem e da graça de Deus. 

“Depois de que o Senhor nos ensinara que não devemos escandalizar aos que acreditam em Ele, nos adverte com quanto cuidado devemos evitar aos que nos escandalizam, esto é, que nos levam com a sua palavra e o seu exemplo à ruína do pecado” (São Beda o Venerável). 

“O escândalo é a atitude ou comportamento que leva outrem a fazer o mal. O escandaloso transforma-se em tentador do seu próximo; atenta contra a virtude e a retidão, podendo arrastar o irmão para a morte espiritual. O escândalo constitui uma falta grave se, por ação ou omissão, levar deliberadamente outra pessoa a cometer uma falta grave” (Catecismo da Igreja Católica, nº 2.284). 

 

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!

Tecnologia do Blogger.