Evangelho de Jesus Cristo, Soldado abriu-lhe o lado e saiu sangue e água
Isso aconteceu para que se cumprisse a Escritura, que diz: "Não quebrarão nenhum dos seus ossos"!
Evangelho de Jesus Cristo (Jo 19,31-37), Era o dia da preparação para a Páscoa. Os judeus queriam evitar que os corpos ficassem na cruz durante o sábado, porque aquele sábado era dia de festa solene. Então pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas aos crucificados e os tirasse da cruz. Os soldados foram e quebraram as pernas de um e, depois, do outro que foram crucificados com Jesus.
Ao se aproximarem de Jesus, e vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas; mas um soldado abriu-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água. Aquele que viu, dá testemunho, e seu testemunho é verdadeiro; e ele sabe que fala a verdade, para que vós também acrediteis. Isso aconteceu para que se cumprisse a Escritura, que diz: "Não quebrarão nenhum dos seus ossos". E outra Escritura ainda diz: "Olharão para aquele que transpassaram".
Palavra da Salvação
Reflexão do Evangelho
No Evangelho, Jesus se entregou por nós com imenso amor. Seu lado foi aberto por uma lança e imediatamente correu sangue e água. Este sangue e está água são o símbolo dos sacramentos da Igreja. Deles, como numa fonte de salvação, todos podem beber.
As portas do Coração de Jesus foram abertas para acolher todas as pessoas que o procuram. A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é a expressão da fé dos fiéis na misericórdia de Deus. O coração é a sede dos sentimentos, bons e maus. Do coração de Cristo, que entregou sua vida pela salvação do mundo, saem os melhores sentimentos de amor e compaixão.
A referência ao Coração de Cristo como sede da misericórdia é antiga na Igreja. Santa Margarida Maria, que viu o Coração de Jesus, difundiu a devoção dando-lhe também o caráter de reparação. “Deste Coração Divino emanam três riachos: o primeiro é o da misericórdia para com os pecadores; o segundo é a da caridade; e do terceiro o amor e luz para com os seus amigos” (Santa Margarida Alacoque).
Misericórdia é a palavra que revela o mistério da Santíssima Trindade. Misericórdia: é o ato último e supremo pelo qual Deus vem ao nosso encontro: é o caminho que une Deus e o homem (Papa Francisco).
A oração da Igreja venera e honra o Coração de Jesus, tal como invoca o seu Santíssimo Nome. Adora o Verbo encarnado e o seu Coração que, por amor aos homens, se deixou trespassar pelos nossos pecados. (Catecismo da Igreja Católica, nº 2.669).
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!