Evangelho de Jesus Cristo Tu tens palavras de vida eterna
Simão Pedro respondeu: “A quem e remos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”
Evangelho de Jesus segundo João (Jo 6,60-69). Naquele tempo muitos dos discípulos de Jesus que o escutaram, disseram: “Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-lo?” Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: “Isso vos escandaliza? E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? O Espírito é que dá vida, carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida. Mas entre vós há alguns que não creem”. Jesus sus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham fé e quem havia de entregá-lo.
E acrescentou: “É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim, a não ser que lhe seja concedido pelo Pai”. A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele. Então, Jesus disse aos doze: “Vós também quereis ir embora?” Simão Pedro respondeu: “A quem e remos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”.
Palavras de Salvação
Reflexão do Evangelho
No Evangelho, o ensinamento de Jesus sobre a entrega de sua vida. Para seus discípulos seria um fracasso, por isso se recusam a segui-lo no amor até a morte. Estão fixos na ideia de um Messias Rei, manifestado no final da repartição dos pães e peixes (Jo 6,15).
Jesus explica-lhes que sua morte é condição para a vida e que sua realidade humana contém a força do Espírito. Mesmo com seus esclarecimentos, boa parte dos seus seguidores o abandona. Não obstante o mal-estar gerando com a desistência de muitos, Jesus não amortece suas Exigência.
Desafia também os Doze, com o risco de ficar sozinha. Os Deus, porém, o reconhecem como o autêntico Messias e ficam do lado dele. Entendem que fora de Jesus não há esperança. Sem Jesus, o fracasso é certo. Senhor dá-nos a sabedoria dos que se mantiveram fiéis no teu seguimento, pois “Tu tens palavras de vida eterna”.
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!