Ao Vivo

Últimos Posts

Evangelho de Jesus Cristo, não cometerás Adultério

Disse Jesus, todo aquele que olhar para uma mulher com o desejo de possuí-la já cometeu adultério com ela no seu coração 

Evangelho de Jesus Cristo, não cometerás Adultério


Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 5,27-32). Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Ouvistes o que foi dito: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, todo aquele que olhar para uma mulher com o desejo de possuí-la já cometeu adultério com ela no seu coração.  

Se o teu olho direito é para ti ocasião de pecado, arranca-o e joga-o para longe de ti! De fato, é melhor perder um de teus membros do que todo o teu corpo ser jogado no inferno. Se a tua mão direita é para ti ocasião de pecado, corta-a e joga-a para longe de ti! De fato, é melhor perder um dos teus membros do que todo o teu corpo ir para o inferno. 

Foi dito também: Quem se divorciar de sua mulher, dê-lhe uma certidão de divórcio. Eu, porém, vos digo, todo aquele que se divorciar de mulher, não ser por motivo de união irregular, faz com que ela se torne adultera; e quem se casa com a mulher divorciada comete adultério” 

Palavra de Salvação 

Reflexão do Evangelho 

No Antigo Testamento as Leis eram tolerantes para homens e severas para as mulheres. De fato, a mulher era considerada uma espécie de propriedade que o homem adquiria, e assim ela passava a fazer parte dos seus bens. Agressiva desigualdade entre homem e mulher. 

Jesus, porém, coloca-os no mesmo plano. O adultério viola à vontade de Deus e as relações familiares e sociais. A união do homem e da mulher no matrimônio é expressão de amor, vem de Deus, não deve ser paixão egoísta. É o encontro de liberdades que se unem. 

Jesus usa expressões forte para indicar compromisso sério, evitando-se desvios egoístas. Às vezes são necessários “cortes” dolorosos para salvar e revigorar o amor mútua. Trata-se aqui naturalmente de linguagem simbólica, uma vez que o adultério começa no coração.  

Celebremos com humildade e gratidão. Humildade porque, embora sejamos vasos de barro, carregamos em nós o precioso dom da Fé. Gratidão porque, apesar de nossa pequenez, Deus nos dá a possibilidade de ressuscitar com Jesus. Santo Antônio de Pádua Portugal 1195-1231).  

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!