Ao Vivo

Evangelho de Jesus Cristo, Meu Senhor e meu Deus

Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” Jesus lhe disse “Acreditaste porque me viste! 

Evangelho de Jesus Cristo, Meu Senhor e meu Deus
Foto Pascom de Guassussê


Evangelho de Jesus Cristo segundo João (Jo 20,24-29). Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”. 

Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel. 

Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” Jesus lhe disse “Acreditaste porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”  

Palavras e Salvação 

Reflexão do Evangelho 

 No Evangelho, Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” Tomé é organizado e calculista, daqueles que não compram sem ver ou apalpar o produto. apostados e foi aprendendo de Jesus a adaptar-se às circunstâncias conforme as necessidades do povo que o cercava.  

Tomé leva a fama de incrédulos talvez por sua forte tendência a verificar a realidade. Entretanto, é ele quem, diante da evidência do Cristo ressuscitado, expressa, uma das grandes profissões de fé, que continua ecoando até hoje nos lábios dos que creem: “Meu Senhor e meu Deus!” E abre a ocasião para Jesus esclarecer como se dá o exercício, da fé, isto é, deve-se acreditar sem ver: “Felizes os que não viram e acreditaram”.  

Jesus, porém, se revela a Tomé dentro da comunidade. Todas as gerações do futuro acreditarão em Jesus vivo e ressuscitado, a traves do testemunho da comunidade Cristã. Não se conhecem as circunstâncias da vida de Tomé após Pentecostes. Acredita-se que tenha sido missionário na Índia, onde sofreu o martírio.  

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!

Tecnologia do Blogger.