Ao Vivo

Últimas Notícias

Evangelho de Jesus Cristo mistérios do Reino dos Céus

Por que falas em parábolas Jesus disse-lhes: “Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado”

Evangelho de Jesus Cristo mistérios do Reino dos Céus
Evangelho de Jesus Cristo Foto Pascom de Guassussê
 

Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 13,10-17). Naquele tempo, os discípulos aproximaram-se disseram a Jesus: “Por que tu falas ao povo em parábolas?” Jesus respondeu: “Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado. Pois à pessoa que tem será dado ainda mais, e terá em abundância; mas a pessoa que não tem será tirada até o pouco que tem.  

É por isso que eu lhes falo em parábola: porque, olhando, ele não vê e, ouvindo, eles não escutam nem compreendem. Desse modo se cumpre neles a profecia de Isaías:  Havereis de ouvir sem nada entender. Havereis de olhar sem nada ver.  

Porque o coração deste povo se tornou insensível. Eles ouviram com vontade e fecharam seus olhos para não ver com os olhos, nem ouvir com os ouvidos, nem compreender com o coração, de modo que se convertam e eu os cure. 

Felizes sois porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejavam ver o que vedes e não viram, desejaram ouvir o que ouviste e não ouviram”. 

Palavras de Salvação 

Reflexão do Evangelho 

No Evangelho, Jesus conta parábolas para transmitir seus ensinamentos e mais facilmente atingir seus ouvintes. Mesmo usando esse recurso ao falar para as multidões, ele não obtém resultado satisfatórios. As pessoas parecem desligadas, incessíveis, superficiais. 

Ou então se põem a seguir Jesus, mas sua escolha é sem consistência. Logo desistem. São como o terreno cheio de pedras em que a semente brota, mas não desabrocha nem cresse. Aos discípulos, aos quais “e dado conhecer aos minérios do Reino dos Céus”. 

Jesus acrescenta explicações, esclarece pontos ainda obscuros para eles. Houve ocasião em que os discípulos explicitamente pediram a Jesus para lhes explicar a parábola do Joio (Mt 23,36). Eles fazem a experiência de conviver com Jesus, sorte que os antigos profetas não tiveram.  

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!