Evangelho de Jesus Cristo, difícil rico entrará no Reino dos Céus
E digo ainda: é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!
Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 19,23-30). Naquele tempo, Jesus disse aos discípulos: “Em verdade vos digo, dificilmente um rico entrará no Reino dos Céus. E digo ainda: é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus”.
Ouvindo isso, os discípulos ficaram muito espantados e perguntaram: “Então, quem pode ser salvo?” Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível”. Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Vê! Nós deixamos tudo e te seguimos. O que haveremos de receber?”
Jesus respondeu: “Em verdade vos digo, quando o mundo for renovado e o Filho do homem se sentar no trono de sua glória, também vós, que me seguistes, havereis de sentar-vos em doze tronos, para jugar as doze tribos de Israel.
E todos aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos, campos, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna. Muitos que agora são os primeiros serão os últimos. E muitos que agora são os últimos serão os primeiros”.
Palavra de Salvação
Reflexão do Evangelho
No evangelho, a mentalidade da época de Jesus, pessoas ricas eram consideradas favorecidas por Deus. Ora, se é difícil para um rico entrar
no Reino dos Céus, quem então “conseguirá salvar-se?” Deus pode inspirar e mover o rico a distribuir seus recursos de modo mais igualitário, contribuindo para significativa transformação social.
Deus torna possível a salvação para os que assumem as exigências do seu Reino, no qual os ricos não exploram os pobres. Quando aos discípulos, que se despojaram de tudo para seguir o Jesus, o que obterão? Não falta nossa pergunta uma pitada de interesse: que vantagens esse novo modo de vida oferece? Não lhes faltará o suficiente nesta vida.
Com um acréscimo: seus fiéis seguidores participarão, com ele, abundância do Reino de Deus. Jesus afasta de nós o apego às riquezas. Dizias, em outra ocasião que ninguém pode servir a dois senhores, a Deus e ao dinheiro.

]]>
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!