Evangelho de Jesus Cristo, os primeiros lugares
Quando tu fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenho sido convidado alguém mais importante do que tu!
“Quando tu fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenho sido convidado alguém mais importante do que tu, e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: Da o lugar a ele. Então te ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar.
Mas, quando tu fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando quem te convidou, te dirá: Amigo, vem mais para cima. E isso vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. Porque quem se eleva será humilhado e quem se humilha será elevado”.
E disse também a quem o tinha convidado: “Quando tu deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te, e isso já seria a tua recompensa.
Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. Então tu serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos”.
Palavra de Salvação
Leia Mais> Reflexão para o XXII Domingo do Tempo Comum
Reflexão do Evangelho
O texto do Evangelho é um apelo à simplicidade e à gratuidade. A parábola convida a modéstia, pois no Reino de Deus nos cabe assumir atitude de receptividade. Acolhendo o dom. A assembleia liturgia não pode ser vista como uma casta de privilégios.
A segunda parábola convida a gratuidade: fazer o bem sem olhar a quem e sem esperar retribuição. Jesus critica o conceito de honra baseado no orgulho e ambição, que geram aparência de justiça, mas escondem os maiores contrastes sociais.
A honra do homem depende de Deus, o único que conhece a situação real e global do homem; essa honra supera a crença que o homem pode ter nos seus próprios méritos. Nos (v 12-14). Jesus mostra que o amor verdadeiro não é comércio, mas serviço gratuito, pois o poder não pode pagar e o inimigo não pode merecer. Só Deus pode retribuir ao amor gratuito.
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!