Ao Vivo

Evangelho de Jesus Cristo, os primeiros lugares

Quando tu fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenho sido convidado alguém mais importante do que tu! 

Evangelho de Jesus Cristo, os primeiros lugares
Foto Pascom de Guassussê

Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 14,1.7-14). Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então, contou-lhes uma parábola.

“Quando tu fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenho sido convidado alguém mais importante do que tu, e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: Da o lugar a ele. Então te ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar. 

Mas, quando tu fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando quem te convidou, te dirá: Amigo, vem mais para cima. E isso vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. Porque quem se eleva será humilhado e quem se humilha será elevado”. 

E disse também a quem o tinha convidado: “Quando tu deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te, e isso já seria a tua recompensa.  

Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. Então tu serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos”.  

Palavra de Salvação 

Leia Mais> Reflexão para o XXII Domingo do Tempo Comum 

Reflexão do Evangelho 

O texto do Evangelho é um apelo à simplicidade e à gratuidade. A parábola convida a modéstia, pois no Reino de Deus nos cabe assumir atitude de receptividade. Acolhendo o dom. A assembleia liturgia não pode ser vista como uma casta de privilégios. 

A segunda parábola convida a gratuidade: fazer o bem sem olhar a quem e sem esperar retribuição. Jesus critica o conceito de honra baseado no orgulho e ambição, que geram aparência de justiça, mas escondem os maiores contrastes sociais.  

A honra do homem depende de Deus, o único que conhece a situação real e global do homem; essa honra supera a crença que o homem pode ter nos seus próprios méritos. Nos (v 12-14). Jesus mostra que o amor verdadeiro não é comércio, mas serviço gratuito, pois o poder não pode pagar e o inimigo não pode merecer. Só Deus pode retribuir ao amor gratuito. 

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!

Tecnologia do Blogger.