Ao Vivo

Evangelho de Jesus Cristo, Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão

Pedro perguntou a Jesus: "Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim?  Até sete vezes?" 

Evangelho de Jesus Cristo, Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão
Foto Pascom de Guassussê


Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 18,21-19,1). Naquele tempo, Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: "Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim?  Até sete vezes?" Jesus respondeu: "Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. 

Porque o Reino dos Céus é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados. Quando começou o acerto, trouxeram-lhe um que lhe devia uma enorme fortuna. Como o empregado não tivesse com que pagar, o patrão mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher e os filhos e tudo o que possuía, para que pagasse a dívida. 

O empregado, porém, caíu aos pés do patrão, e, prostrado, suplicava: 'Dá-me um prazo! E eu te pagarei tudo' Diante disso, o patrão teve compaixão, soltou o empregado e perdoou-lhe a dívida. Ao sair dali, aquele empregado encontrou um dos seus companheiros que lhe devia apenas cem moedas. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: 
'Paga o que me deves'. 

O companheiro, caindo aos seus pés, suplicava: 'Dá-me um prazo! E eu te pagarei'. Mas o empregado não quis saber disso. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que pagasse o que devia. Vendo o que havia acontecido, os outros empregados ficaram muito tristes, procuraram o patrão e lhe contaram tudo. 

Então o patrão mandou chamá-lo e lhe disse: 'Empregado perverso, eu te perdoei toda a tua dívida, porque tu me suplicaste. Não devias tu também, ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?' O patrão indignou-se e mandou entregar aquele empregado aos torturadores, até que pagasse toda a sua dívida.  

É assim que o meu Pai que está nos céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão". Ao terminar estes discursos, Jesus deixou a Galileia e veio para o território da Judeia além do Jordão. 

Palavra de Salvação  

Reflexão do Evangelho 

No Evangelho, Na parábola, encontramos duas atitudes diferentes: a de Deus - representado pelo rei - que perdoa muito, porque Deus perdoa sempre, e a do homem. Na atitude divina, a justiça está impregnada de misericórdia, enquanto que a atitude humana se limita à justiça.  

Jesus exorta-nos a abrir-nos corajosamente à força do perdão, porque na vida, sabemos que nem tudo é resolvido pela justiça. Precisamos desse amor misericordioso, que é também a base da resposta do Senhor à pergunta de Pedro que precede a parábola. Na linguagem simbólica da Bíblia, isto significa que somos sempre chamados a perdoar! (Papa Francisco Vatican News). 

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!

Tecnologia do Blogger.