Ao Vivo

Evangelho de Jesus Cristo, estava ensinando numa Sinagoga

Havia aí uma mulher que, fazia dezoito anos, estava com um espírito que a tornava doente. Era encurvada e incapaz de se endireitar! 

Evangelho de Jesus Cristo, estava ensinando numa Sinagoga
Foto Pascom de Guassussê

Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 13, 10-17). Naquele tempo, Jesus estava ensinando numa sinagoga em dia de sábado. Havia aí uma mulher que, fazia dezoito anos, estava com um espírito que a tornava doente. Era encurvada e incapaz de se endireitar. Vendo-a, Jesus chamou-a e lhe disse: “Mulher, estás livre da tua doença”. Jesus colocou as mãos sobre ela, e imediatamente a mulher se endireitou e começou a louvar a Deus. 

O chefe da sinagoga ficou furioso, porque Jesus tinha feito uma cura em dia de sábado. E, tomando a palavra, começou a dizer à multidão: “Existem seis dias para trabalhar. Vinde, então nesses dias para serdes curados, mas não em dia de sábado”.  

O Senhor lhe respondeu: “Hipócritas! Cada um de vós não solta do curral o boi ou o jumento para dar-lhe de beber, mesmo que seja dia de sábado? Esta filha de Abraão, que satanás amarrou durante dezoito anos, não deveria ser libertada dessa prisão em dia de sábado?” Esta resposta envergonhou todos os inimigos de Jesus. E a multidão inteira se alegrava com maravilhas que ele fazia. 

Palavra da Salvação 

Leia Mais> Reflexão para o 30º Domingo do Tempo Comum 

Reflexão do Evangelho 

No Evangelho, “Jesus ensinava numa sinagoga num dia de sábado”. Até Aqui tudo normal. O que vem a seguir é que causa desconforto e deixa o chefe da sinagoga “indignado”. Jesus cura uma mulher encurvada, símbolo dos oprimidos. 

Naturalmente, ela sentia-se inferior aos outros. A cura se dá pela imposição das mãos e a soberana confirmação de Jesus: “Mulher, você está livre de sua doença”. O chefe da sinagoga, inconformado, recomenda que venham para ser curados em dia de sábado. 

Hipócritas é o nome mais adequado que Jesus diz a ele e aos demais que pensam como ele. Falsos, incoerentes, eles salvam seus animais no dia de sábado; por que o Jesus não poderia salvar uma “Filha de Abraão”? Vergonha para “todos os inimigos de Jesus” e alegria da multidão “por todas as maravilhas que Jesus realizava”. 

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!

Tecnologia do Blogger.