Evangelho de Jesus Cristo, Bendito o Senhor, Deus de Israel
Zacarias, o pai de João, repleto do Espírito Santo, assim profetizou: “Bendito o Senhor, Deus de Israel”
Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 1,67-79). Naquele tempo, Zacarias, o pai de João, repleto do Espírito Santo, assim profetizou: “Bendito o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e libertou seu povo, e fez surgir para nós uma força de salvação na casa de Davi, seu servo, como tinha dito no passado pela boca de seu santo profetas: salvação que nos livra de nossos inimigos, da mão de todos os que nos odeiam.
Ele tratou com misericórdia a nossos pais, e se lembrou de sua santa aliança, e do juramento que fez a nosso pai Abraão: de permitir que, libertos da mão dos inimigos, o servíssemos sem medo, em santidade e justiça diante dele, todos os nossos dias. E tu, menino, chamado profeta do Altíssimo, pois irás à frente do Senhor para preparar os caminhos dele, e para dar a seu povo o conhecimento da salvação, mediante o perdão de seus pecados.
Graças ao coração misericordioso de nosso Deus, pelo qual nos visita o Sol que nasce do alto, para iluminar os que estão em trevas e nas sombras da morte, para guiar nossos passos por um caminho de Paz”.
Palavra da Salvação
Reflexão do Evangelho
No Evangelho, estamos vivendo a hora do Espírito Santo. Conforme anúncio do Anjo do Senhor, João Batista “estará cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe”. Maria concebe por obra do Espírito: “O Espírito Santo virá sobre você e o poder do Altíssimo a cobrirá com sua sombra. Por isso, o filho que vai nascer será chamado Filho de Deus”.
Isabel, ao ouvir a saudação de Maria, “ficou plena do Espírito Santo”. No texto do Evangelho também Zacarias, “repleto do Espírito Santo”, profere um cântico em que exalta a felicidade de Deus que cumpre s promessas feita aos “antos profetas”.
Menciona diretamente o precursor João, denominando-o “profeta do Altíssimo”, que vem preparar os caminhos de Jesus, o Sol que nasce do alto para guiar nossos passos por um caminho de Paz”. Zacarias bendiz a Deus por ter comprido as promessas feita a Abraão e usado de misericórdia para com os antepassados.

Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!