Ao Vivo

Evangelho de Jesus Cristo, prestai atenção e tomai cuidado

Então Jesus os advertiu: "Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes" 

Evangelho de Jesus Cristo, prestai atenção e tomai cuidado
Evangelho de Jesus Cristo, foto Pascom de Guassussê 

Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 8,14-21). Naquele tempo, os discípulos tinham se esquecido de levar pães. Tinham consigo na barca apenas um pão. Então Jesus os advertiu: "Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes". Os discípulos diziam entre si: "É porque não temos pão".  

Mas Jesus percebeu e perguntou-lhes: "Por que discutis sobre a falta de pão? Ainda não entendeis e nem compreendeis? Vós tendes o coração endurecido? Tendo olhos, vós não vedes, e tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais de quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas? Quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?" Eles responderam: "Doze". 

Jesus perguntou: E quando reparti sete pães com quatro mil pessoas, quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços? Eles responderam: "Sete". Jesus disse: "E vós ainda não compreendeis?"  

Palavra da Salvação 

Reflexão do Evangelho 

No Evangelho, pensemos nos quatro grupos ideológicos do tempo de Jesus: os fariseus, os saduceus, os essênios, os zelotas. Quatro grupos que tinham endurecido o coração para levar adiante um projeto que não era o de Deus; não havia lugar para o projeto de Deus, não havia lugar para a compaixão.  

Quando o coração se torna endurecido, quando o coração se endurece, esquece-se. Esquece-se a graça da salvação, esquece-se a gratuidade. O coração duro leva às lutas, leva às guerras, leva ao egoísmo, leva à destruição do irmão, porque não há compaixão. E a maior mensagem de salvação é que Deus teve compaixão de nós. 

Aquele refrão do Evangelho, quando Jesus vê uma pessoa, uma situação dolorosa: “encheu-se de compaixão”, Jesus é a compaixão do Pai; Jesus é a bofetada em toda dureza de coração. Cada um de nós tem algo que se endureceu no coração. Façamos memória, e que seja o Senhor a nos dar um coração reto e sinceroonde habita o Senhor.  

Nos corações duros o Senhor não pode entrar; nos corações ideológicos o Senhor não pode entrar. O Senhor entra apenas nos corações que são como o Seu coração: os corações compassivos, os corações que têm compaixão, os corações abertos. (Papa Francisco/ Vatican News). 

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!

Tecnologia do Blogger.