Evangelho de Jesus Cristo, um grande profeta apareceu entre nós
Todos glorificavam a Deus, dizendo: "Um grande profeta apareceu entre nós e Deus veio visitar o seu povo"
Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 7,11-17). Naquele tempo, Jesus dirigiu-se a uma cidade chamada Naim. Com ele iam seus discípulos e uma grande multidão. Quando chegou à porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único; e sua mãe era viúva. Grande multidão da cidade a acompanhava. Ao vê-la, o Senhor sentiu compaixão para com ela e lhe disse: "Não chores!"
Aproximou-se, tocou o caixão, e os que o carregavam pararam. Então, Jesus disse: "Jovem, eu te ordeno, levanta-te!" O que estava morto sentou-se e começou a falar. E Jesus o entregou à sua mãe. Todos ficaram com muito medo e glorificavam a Deus, dizendo: "Um grande profeta apareceu entre nós e Deus veio visitar o seu povo". E a notícia do fato espalhou-se pela Judeia inteira, e por toda a redondeza.
Palavra da Salvação
Reflexão do Evangelho
No Evangelho, a compaixão é um sentimento que envolve, é um sentimento do coração, das vísceras, envolve tudo. Não é o mesmo que "pena", ou de quem diz “... que pena pobrezinhos": não, não é o mesmo. A compaixão associa. É "sofrer com". Isso é a compaixão. E Jesus associa-se a uma viúva e a um órfão.
Mas tu tens uma multidão, por que não falas para a multidão? Deixa... a vida é assim... são tragédias que acontecem, sucedem. Não. Para Ele era mais importante a viúva e o órfão falecido do que a multidão à qual estava falando e que o seguia. Por quê? Porque o seu coração, as suas vísceras foram envolvidas. Sentiu compaixão. Aproximar-se e tocar a realidade. Tocar. Não olhá-la de longe.
Ele sentiu compaixão - primeira palavra - aproximou-se - segunda palavra. Depois houve o milagre e Jesus não diz: 'Até a vista, contínuo o caminho': não! Mas conduz o jovem dizendo 'Restituo-o à sua mãe': restituir, a terceira palavra-chave. Jesus realiza milagres para restituir, para pôr as pessoas no próprio lugar.
E foi precisamente o que fez com a redenção. Deus sentiu compaixão, aproximou-se de nós no seu Filho, e restituiu todos nós à dignidade de filhos de Deus. Recriou-nos todos. (Papa Francisco/ Vatican News).
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!