Evangelho de Jesus Cristo, Bem-aventurados os pobres em Espírito
Vinde a mim, todos vós que estais cansados e penais a carregar pesado fardo, e descanso eu vos darei, diz o Senhor
Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 5,1-12). Naquele tempo, vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, e Jesus começou a ensiná-los: "Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.
Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus".
Palavra da Salvação
Leia Mais> Evangelho de Jesus Cristo, a Leia permite curar no sábado
Reflexão do Evangelho
A exemplo de Moisés, que, na montanha, recebe a Lei e a entrega ao povo, Jesus, ao ver as multidões de sofredores que vêm a ele, sobe a Montanha e nos deixa a nova Lei, as Bem-aventuranças, início solene do sermão da montanha.
As oito Bem-aventuranças são dirigidas a toda a multidão, e não apenas aos discípulos de Jesus (a nona é mais específica para seus seguidores). Ele propõe anúncios de felicidade. O que é ser feliz? Onde buscamos a felicidade? Para a sociedade moderna, felizes são os ricos, os poderosos, os “bem de vida” e os que podem consumir a vontade.
Jesus, ao contrário, nos diz: felizes os pobres, os que choram, os mansos, os que tem fome e sede de justiça, os misericordiosos, os puros de coração, os que promovem a paz, os perseguidos por causa da justiça. Essa são instâncias de felicidade proposta por Jesus para toda a humanidade, não apenas para alguns grupos específicos.
À primeira vista, parece que as Bem-aventuranças conclamam para a acomodação. Ao contrário, elas convocam para o “não conformismo”, para a busca dos valores do Reino “paz, Justiça, misericórdia”. E não é uma proposta para a vida após a morte, mas para o presente. Senhor: dá-nos perseverança na constante busca da santidade nesta vida, a fim de vivermos eternamente em comunhão contigo e com todos os Santos. Amém.

]]>
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!