Ao Vivo

News

Evangelho de Jesus Cristo, Coragem, sou Eu

Jesus logo falou: "Coragem, sou eu! Não tenhais medo!" Então subiu com eles na barca 

Evangelho de Jesus Cristo, Coragem, sou eu
Foto Pascom de Guassussê

Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 6,45-52). Depois de saciar os cinco mil homens, Jesus obrigou os discípulos a entrarem na barca e irem na frente para Betsaida, na outra margem, enquanto ele despedia a multidão. Logo depois de se despedir deles, subiu ao monte para rezar. Ao anoitecer, a barca estava no meio do mar e Jesus sozinho em terra. 

Ele viu os discípulos cansados de remar, porque o vento era contrário. Então, pelas três da madrugada, Jesus foi até eles andando sobre as águas, e queria passar na frente deles. Quando os discípulos o viram andando sobre o mar, pensaram que era um fantasma e começaram a gritar. 

Com efeito, todos o tinham visto e ficaram assustados. Mas Jesus logo falou: "Coragem, sou eu! Não tenhais medo!" Então subiu com eles na barca. E o vento cessou. Mas os discípulos ficaram ainda mais espantados, porque não tinham compreendido nada a respeito dos pães. O coração deles estava endurecido. 

Palavra da Salvação 

Reflexão do Evangelho 

No Evangelho, terminada a partilha do alimento, Jesus permanece ainda no meio do povo, despedindo-o com calma. Quando aos discípulos, “que não tinham entendido nada a respeito dos pães”, Jesus os “obriga” a retirar-se para a outra margem. Terão oportunidade de fazer nova experiência do poder de Deus. 

Sozinhos, os discípulos enfrentam obstáculos: ventcontrário, cansaço, espanto diante do que jugavam ser um fantasma. A presença de Jesus e sua palavra reveladora “Sou Eu” têm o poder de acalmá-los. Mesmo diante dessa manifestação e do episódio dos pães, os discípulos continuam sem compreender que Jesus é o Filho de Deus. 

A semelhança dos discípulos, muitas vezes não descobrimos que Jesus está presente também nos acontecimentos adversos de nossa vida. Ao andar sobre as águas, Jesus domina as forças do caos, sejam elas as tempestades da vida ou as ondas da depressão e da ansiedade. Somos convidados a confiar e seguir mesmo quando o caminho a frente parece incerto e repleto de perigos. 

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!