Ao Vivo

News

Evangelho de Jesus Cristo, dai-lhes vós mesmos de comer

Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas 

Evangelho de Jesus Cristo, dai-lhes vós mesmos de comer
Foto Pascom de Guassussê

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos (Mc 6,34-44). Naquele tempo, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas. Quando estava ficando tarde, os discípulos chegaram perto de Jesus e disseram: "Este lugar é deserto e já é tarde. 

Despede o povo, para que possa ir aos campos e povoados vizinhos comprar alguma coisa para comer". Mas, Jesus respondeu: "Dai-lhes vós mesmos de comer". Os discípulos perguntaram: "Queres que gastemos duzentos denários para comprar pão e dar-lhes de comer?" Jesus perguntou: "Quantos pães tendes? Ide ver". Eles foram e responderam: "Cinco pães e dois peixes". 

Então Jesus mandou que todos se sentassem na grama verde, formando grupos. E todos se sentaram, formando grupos de cem e de cinquenta pessoas. Depois Jesus pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu, pronunciou a bênção, partiu os pães e ia dando aos discípulos, para que os distribuíssem.  

Dividiu entre todos também os dois peixes. Todos comeram, ficaram satisfeitos, e recolheram doze cestos cheios de pedaços de pão e também dos peixes. O número dos que comeram os pães era de cinco mil homens. 

Palavra da Salvação 

Reflexão do Evangelho 

No Evangelho, uma multidão de pessoas aflitas, oprimidas pelos pesados impostos, afagados com tantas exigências morais e religiosas, buscando uma migalha de esperança para seu futuro. O panorama impressiona de tal modo Jesus, que “começou a ensinar-lhes muitas coisas”. 

Fala do Pai Celeste, do valor da vida, do amor fraterno. Oferece-lhes, em primeiro lugar, nutrição para a dimensão espiritual; em seguida, para acudir às necessidades físicas, mostra-lhes o caminho da partilha. Não se trata de comprar o alimento, “lógica do comércio, mas de repartir o que eles têm “logica do Reino”.  

Mediante a colaboração de todos, a organização e a colocação em comum do que cada um possui, Jesus sacia a multidão, e sobra comida. O dom de Deus é maior do que a capacidade humana. Jesus ficou com o coração partido ao veres imensa multidão “como ovelhas sem pastor”. 

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!