Ao Vivo

News

Evangelho de Jesus Cristo, João estava batizando

João respondeu: “Eu não sou o Messias”, ninguém pode receber alguma coisa se não lhe for dada do Céu! 

Evangelho de Jesus Cristo, João estava batizando

Evangelho de Jesus Cristo segundo João (Jo 3,22-30). Naquele tempo, Jesus foi com seus discípulos para a região da Judeia. Permaneceu aí com eles e batizava. Também João estava batizando, em Enon, perto de Salim, onde havia muita água. Aí chegavam as pessoas e eram batizadas.  

João ainda não tinha sido posto no cárcere. Alguns discípulos de João estavam discutindo com um judeu a respeito da purificação. Foram a João e disseram: “Rabi, aquele que estava contigo além do Jordão, e do qual tu deste testemunho, agora está batizando, e todos vão a ele”.  

João respondeu: “Ninguém pode receber alguma coisa se não lhe for dada do Céu. Vós mesmos sois testemunhas daquilo que eu disse: Eu não sou o Messias, mas fui enviado na frente dele. E o noivo que recebe a noiva, mas o amigo, que está presente e o escuta, enche-se de alegria ao ouvir a voz do noivo. Esta é a minha alegria, e ela é completa. É necessário que ele cresça e eu diminua”. 

Palavra da Salvação 

Reflexão do Evangelho 

No Evangelho, João Batista tem clareza quando à sua função de mediador. Seus discípulos, talvez enciumado, constatam que os discípulos de Jesus também estão batizando e “todos vão ao encontro dele”. Quem está certo? Como resolver o impasse? João tem a solução.  

O centro das atenções é o Messias. Ele é o noivo da comunidade. João é amigo do noivo, aquele que ajuda a preparar o casamento, isto é, a comunhão definitiva de Jesus com a humanidade. A ele João encaminha os próprios discípulos, pois sabe que sua função de apresentador o Messias está concluído 

Então, com toda a convicção, liberdade e desapego, afirma a respeito de Jesus: “É preciso que ele cresça e eu diminua. João sai de cena e dá lugar ao Ator principal, o MessiasNuma era de incessante busca por linkes em redes digitais, as palavras de João fazem pensar sobre nossa presença nas redes sociais e na esfera pública. 

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!