Evangelho de Jesus Cristo, levantou-se para fazer a leitura
Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: “O Espírito do Senhor está sobre mim!
![]() |
| Foto Pascom de Guassussê |
Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 4,14-22). Naquele tempo, Jesus voltou para a Galileia com força do Espírito, e sua fama espalhou-se por toda a redondeza Ele ensinava nas suas sinagogas, e todos o elogiavam. E veio à cidade da Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado e levantou-se para fazer a leitura.
Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor”.
Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabaste de ouvir”. Todos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca.
Palavra da Salvação
Leia Mais> Evangelho de Jesus Cristo, Coragem, sou Eu
Reflexão do Evangelho
No Evangelho, o texto apresenta Jesus em situação favorável: “Sua fama se espalhou por toda a região, era elogiado por rodos”. Embora respeitado, Jesus não era ainda reconhecido por todos. Como parte da liturgia na sinagoga de Nazaré, Jesus assume para si as palavras do profeta Isaías: “O Espírito do Senhor está sobre mim”.
Declara-se ungido diretamente pelo Espírito Santo e faz publicamente sua opção pelos pobres. É Jesus Cristo. Traz esperança as pessoas exploradas e oprimidas, socorrendo-as com ações libertadoras. O “ano da graça do Senhor” faz referência ao ano jubilar que se celebrava a cada cinquenta anos.
Nessa ocasião, os que tinham perdido sua propriedade e estavam mergulhados em dívidas podiam recuperar os direitos perdidos e recomeçar vida nova. Jesus é o ungido pelo Espírito Santo, unção da qual participamos e sob a qual nos cabe agir no mundo, evangelizando os pobres e proclamando a libertação aos cativos.

Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!